3/03/2006


SELVA DE SANGUE E CIMENTO

Tens cerca de 12 anos. És miúdo da rua. Creceste por aí, de acordo com as leis da Selva de sangue e cimento e vais sobrevivendo...
tens até uma navalha no bolso... pedes por vezes, roubas a maior parte delas, secalhar passas droga para ganhar uns trocos... talvez até te prostituas...
Tens um irmão de 5 anos e entraram no autocarro sem pagar... Olho a tua expressão endurecida de criança que já viveu muito... Divides um chocolate com o teu irmão... Observas atentamente as paragens para ver se vês o "pica" e aproveitas para sondar as malas em teu redor...
Reparo nos teus olhos de gelo, de quem sabe a regra do "eu ou os outros". Trocas um olhar comigo, muito rápido, muito frio, muito indiferente... Faço parte de tudo contra o que tens que lutar diariamente e todos os dias são para ti uma batalha a vencer... És menino-homem à força...

Mas vejo também todo o carinho com que afastas da testa os cabelos sujos do teu irmão e com que lhe dás o chocolate quase todo e no fim lambes o papel... e vejo o cuidado com que lhe dás a mão para sairem na paragem seguinte. E sempre que olhas para ele tens o teu olhar meigo de criança, que ainda és.

Sais. Tenho vontade de fazer qualquer coisa, mas não faço. Tenho vontade de ir atrás de ti, mas não vou... e tenho vontade de chorar, mas não choro...
As minhas boas intenções não chegam... sou cobarde demais para agir. E tu vais continuar a roubar, a pedir, a lutar... talvez até uses a navalha contra alguém um dia... talvez até contra mim... e talvez eu até o mereça, sabes? Porque tu vais continuar a viver assim e eu não fiz nada! E vais ensinar ao teu irmão as leis da Selva de sangue e de cimento... e eu... limito-me a fazer parte dessa selva...
.
.
MCB 92

6 Comments:

Blogger Cleopatra said...

Nome?
João ou António ou Mamadu ou Baldé.. ou Felizberto...

Mãe?

Maria....Morreu quando eu era miúdo.

Nome do pai?

....Não sei. Não conheci o meu pai, cresci com a minha avó, ou a minha tia, ou irmão mais velho...Ou num isntituto qualquer..

É assim a realidade de muito miúdo de rua.
Desses que matam outros seres em grupo, de forma incomprensível...

Atingiram aos 12, 13, 14 anos uma maturidade que não iguala a nossa em nada...

Até na capacidade de ferir são mais .... amadurecidos...

E nós?...

Continuamos a lavar as mãos.

sexta fev. 24, 11:55:00 da tarde 2006  
Blogger Apache said...

Sem ter a intenção de elevar ou denegrir a imagem de qualquer sistema político, quando li este texto da Morgana recordei-me de duas coisas:
daquela música do Milton Nascimento "Porque vocês não sabem do lixo ocidental";
e do livro de Jorge Amado "Capitães da Areia".

Estes miúdos são de facto capitães, nesta guerra pela sobrevivência, na selva de lixo que contruimos.

sábado fev. 25, 03:31:00 da manhã 2006  
Blogger Angel_Ariel said...

Uma dura realidade!!!

sábado mar. 04, 05:22:00 da tarde 2006  
Anonymous Anónimo said...

Depois dum texto destes como te fazer duvidar que a terra gira ao contrario e que os rios nascem no mar??

Neste momento envergonho-me, por ter momentos em que fujo da realidade, acredito que a terra gira ao contrario e os rios nascem no mar... mas não me mexo para que crianças possam ter mais que simples sonhos.

Um beijo de um Louco, até outro momento...

OBS: Gostei de conhecer o teu cantinho..

domingo mar. 05, 02:48:00 da manhã 2006  
Blogger Eva said...

Nesta selva todos somos culpados e todos somos inocentes.
Que fazemos nós? fazemos queixa, metem-se as assistentes sociais e as comissões de protecção de menores.
Institucionalizam-se os menores. Mas que se ganha por aí nos moldes em que a maioria delas funciona?

A dura realidade é esta. Enquanto as mães limpam as casas e cuidam dos filhos de quem lhe paga, os delas ficam e correm as ruas deprotegidos a crescerem por eles próprios e com as leis dos que já nela habitam há muito.

É só um comentário de uma descrente no sistema.

Uma beijo feiticeira e um resto de bom domingo

domingo mar. 05, 07:25:00 da tarde 2006  
Blogger Cleopatra said...

Se os rios correm para o mar
Ao v~e-los eu adivinho..
Já nada os fará mudar!

terça mar. 07, 08:30:00 da tarde 2006  

Enviar um comentário

<< Home