3/06/2006


AUTO-IMAGEM DESFOCADA

Com o olhar perdido em qualquer infinito imaginário
procuras um reflexo do teu verdadeiro "EU"
porque já não te conheces...

Foste contra os teus princípios

gravados a ouro e orgulho
nessa personalidade que julgavas já tão definida...
Agiste fora da tua própria lei
vincada a ferro e fogo no livro da tua vida
que julgavas aberto para ti...
Mas descobriste páginas coladas...
e viveste-as como se fosses outra pessoa,

mas eras tu...
por mais que ainda te custe a crer, eras tu...

Desiludida? Sim...
Mas, nesse horizonte de apatia
onde os teus olhos vagueiam amordaçando lágrimas
procura uma imagem...
Não sei se mais forte, se mais fraca...
mas a TUA imagem...
ainda pouco nítida...
mas que aprendeu sobretudo
a nunca dizer NUNCA...
*
*
MCB 95

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Tentei... acredita que tentei, mas não consegui resistir ao impulso de te deixar aqui um poema, sim porque já deves ter percebi que adoro poesia, e nunca, nunca serei capaz de me afastar dela, tudo me lembra poesia... agora foi o teu texto. Confesso que não consegui sair do teu canto sem te deixar isto:


NUNCA MAIS!

Ó castos sonhos meus! Ó mágicas visões!
Quimeras cor de sol de fúlgidos lampejos!
Dolentes devaneios! Cetíneas ilusões!
Bocas que foram minhas florescendo beijos!

Vinde beijar-me a fronte ao menos um instante,
Que eu sinta esse calor, esse perfume terno;
Vivo a chorar a porta aonde outrora o Dante
Deixou toda a esprança ao penetrar o inferno!

Vinde sorrir-me ainda!Hei-de morrer contente
Cantando uma canção alegre, doidamente,
A luz desse sorriso, ó fugitivos ais!

Vinde beijar-me a boca ungir-me de saudade
Ó sonhos cor de sol da minha mocidade!
Cala-te lá destino!... "Ó Nunca, nunca mais!..."


Florbela Espanca

domingo mar. 05, 10:02:00 da tarde 2006  
Blogger Apache said...

"Mas, nesse horizonte de apatia
onde os teus olhos vagueiam amordaçando lágrimas
procura uma imagem...
Não sei se mais forte, se mais fraca...
mas a TUA imagem..."
Hino à desilusão ou Auto-retrato desfocado?!

"Agiste fora da tua própria lei
vincada a ferro e fogo no livro da tua vida"
A nossa lei é susceptível de ser violada, tal como as outas, mas... Quem nos julga?... Quem nos penitência?... Como contornamos o problema?... Que pesadelo!...
Eu, pecador de mim, me confesso...

segunda mar. 06, 01:32:00 da manhã 2006  
Blogger DarkMorgana said...

Louco de lisboa: Obrigado pelo soneto! É lindo!

Cleópatra: Nem precisa ser nenhum "crime"!
Basta as nossas circuntâncias levarem-nos a fazer algo que pensávamos que nunca iríamos fazer, para ficarmos logo desiludidos connosco próprios e a pensar quantas mais "páginas coladas existirão"...

Nikole e Apache: há uma "poção mágica" que resulta mais ou menos e que é assim:
Pega-se no "momento" e...
- não se afasta
- enfrenta-se
- aceita-se
- aprende-se com ele
Jinhos

segunda mar. 06, 08:45:00 da tarde 2006  
Blogger Cleopatra said...

AVISO
ESTA POSTAGEM ERA A PRIMEIRA.
Tinha erros tive de reformular!
Dah!!


Nós somos, não o que julgamos ser, nem o que os outros pensam que somos... Somos algo bem diferente.
nada de fixo.
nada de inalterável.
Somos nós e as nossas circunstâncias.
E as nossas circunstâncias não são fixas...
pensamos atingir a perfeição em dado momento da Vida...
mas o que é a perfeição?
Um estado de alma estagnado, impoluto e fixo?
Julgamos que nós nunca fariamos isto ou aquilo..

Mas não.
Qualquer um de nós é passível de cometer um crime..
E o que é mais curioso é que quanto a crimes , qualquer um é passível de cometer homicídio.
Exactamente o crime mais violento, aquele que atenta contra o bem mais valioso, a VIDA!

E quanto a sentimentos...
sabe Deus como podem mudar as nossas cabeças, as hipóteses e sub hipótese que elas podem levantar...

"Agiste fora da tua própria lei
vincada a ferro e fogo no livro da tua vida
que julgavas aberto para ti...
Mas descobriste páginas coladas...
e viveste-as como se fosses outra pessoa,
mas eras tu...
por mais que ainda te custe a crer, eras tu..."

É somos nós.
Sempre nós e as nossas circunstancias.
nada mais.
Boa postagem!
Gostei!
Muito!

terça mar. 07, 12:23:00 da manhã 2006  
Blogger Cleopatra said...

Morgana , eu não me referi só a crimes.
repara que me referi também a sentimentos!
Bjocas!

terça mar. 07, 12:25:00 da manhã 2006  
Anonymous Anónimo said...

Bem que podias fazer aqui uma "vaquinha" para mandar por um vidro novo na mostra!!!
Um prontifico-me a oferecer a mão de obra...
Beijo, até outro instante!

OBS: Bolas, enganei-me 2 vezes a escrever o abecedário, tantas letras que escrevi, quse que dava para... (não digo)!Nunca percebi para que serve isso, códigos? Deve ser...

terça mar. 07, 04:41:00 da tarde 2006  
Blogger Cleopatra said...

Por vezes há que afastar Dark
E afastar rapidamente antes que faça doer muito, muito, ...
Qdo começa doer lentamente é pior...
mais vale doer tudo de uma vez!

terça mar. 07, 08:27:00 da tarde 2006  

Enviar um comentário

<< Home