8/15/2006

Vou de férias (finalmente!!!) e deixo-vos o que eu considero o meu melhor poema de sempre.
Já o tinha postado há alguns meses e corresponde a uma daquelas fases "bravas" que passou pouco depois da data em que foi escrito.
Quem já comentou não é obrigado a comentar outra vez!
Deixo-vos também o desafio do post de baixo.
Fiquem bem...

História sem fim
Sou uma folha de Outono que cai lenta no chão…
Sou um raio de sol a morrer no horizonte…
Sou uma gota de sangue a escorrer na tua mão…
Sou o som seco de uma água sem fonte…


Sou o ópio do sonho, o nevoeiro da cor…
Sou o silêncio turvo do eclipse da vida…
Sou a seiva da noite… sou o aroma da dor…
Sou o riso amargo… a lágrima perdida…


Sou a história sem fim, a folha queimada…
Sou a pegada na lama… o rasto de ser…
Sou o frio da pedra… sou a sombra do nada…
Sou o destino que não vai acontecer…
MCB 92
*
*

39 Comments:

Blogger Cleopatra said...

Lindíssima esta foto.
Parece um quadro de Sintra....

Gostei!!

domingo dez. 04, 11:39:00 da tarde 2005  
Blogger cris said...

"Sou o ópio do sonho..." o que significa ópio? eu não conheço a palavra...(ignorancia, mas pronto)
adorei o texto ta fantastico...qualquer dia nem sei como qualificar os textos...sao todos tao lindos.
as imagens também estao ao mesmo nivel...

beijinho***

sexta jan. 13, 08:53:00 da manhã 2006  
Blogger DarkMorgana said...

Olá Joana!
Ainda bem que gostaste!
Se queres que te diga eu acho este o melhor poema que escrevi!

O que é o ópio?
O ópio é extraído das papoilas vermelhas que conheces tão bem!
Mas apesar de as papoilas serem muito bonitas, o ópio é uma droga.

sexta jan. 13, 08:53:00 da tarde 2006  
Blogger Apache said...

Olá Joana, desculpa entrar no teu "diálogo" com a morgana, é só para completar a informação (correcta) que a morgana te deu sobre o ópio. De facto pode extrair-se ópio das papoilas vulgares do campo, logo abaixo das pétalas vermelhas, encontra-se uma pequena cápsula que ao ser cortada deixa escorrer um líquido branco, leitoso, a que chamamos ópio. Mas existe uma outra variedade de papoila, mais comum nas regiões do Sul de Portugal, habitualmente conhecida por Dormideira, Papoila do Oriente ou Papoila de Jardim, com flores maiores (a planta tem cerca de 1 m de altura) e mais bonitas, de várias cores (pelo menos, vermelho, rosa e roxo), cuja cápsula é muito maior e, é normalmente desta planta que se extrái o tal liquído branco (castanho, depois de reagir com o oxigénio do ar), ópio, que é uma mistura de várias substâncias, entre elas a codeína, a papaverina e a morfina. Todas elas causam sonolência, mas apenas a morfina causa dependência, acabando por destruir aos poucos todo o sistema nervoso.
A codeína está presente em pequenas quantidades no cacau.
Da morfina obtém-se em laboratório a heroína, uma das drogas mais pesadas que se conhece.

Mais informação sobre o ópio está disponível no site: http://www.dq.fct.unl.pt/qoa/bpn2001/morfina/Untitled-2.htm

P.S. Desculpa a "seca"...

sábado jan. 14, 04:05:00 da manhã 2006  
Blogger Apache said...

Venham mais dias de mau humor... É dos melhores poemas que já li!!!
Conheço esta imagem de qualquer lado...

sábado jan. 14, 04:19:00 da manhã 2006  
Blogger cris said...

olá. primeiro queria agradecer á morgana e ao apache por me terem tirado esta pequena duvida.
vim aqui tambem porque queria pedir um favor. queria que fosse ao meu blog ler os ultimos comentarios que deixaram e que deixa-se uma opiniao "geral" sobre eles.
obrigado.

bjinho**************

sábado jan. 14, 10:35:00 da manhã 2006  
Blogger Cleopatra said...

Os indios sempre perceberam de ervas!

creio que muito de ópio!

Será que o cachimbo da Paz tem disso?

Deve ter.
Grande chefe saber muito de ópio.


Joana, aprende mas não fumes cachimbo da paz com nenhum indio e não ligues a garanhões...Perdão ... Maranhões...

Bicas..? Bicas'

Café....

Eva?
Adão??

Angel?
Paraíso?


... Bem chau chau

Arroz...

chinês.....
chinês... seda...
seda pele...~pele... escalpe...


VOU BAZAR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

nwmudoj nemudju mais hoje!

sábado jan. 14, 10:24:00 da tarde 2006  
Blogger DarkMorgana said...

Bem...parece-me que a Cleópatra andou a fumar ópio...

Ou terá mascado alguma daquelas "porcarias" egípcias?

nem a propósito: trpss

sábado jan. 14, 10:33:00 da tarde 2006  
Blogger DarkMorgana said...

Ó Apache...tu não saberás também o que são aquelas "porcarias egípcias"?

domingo jan. 15, 01:13:00 da manhã 2006  
Blogger Apache said...

Cleopatra, do que escreveu só percebi duas palavras: Angel, que é um bloger e Maranhões, que deve ser o Nuno, que a cleopatra achou que valia por dois e por isso mudou-lhe o número.

Será que o resto era codificado?...

Ah, já percebi... A Eva convidou-a para almoçar, mas quando percebeu que ela ía comer Bicas grelhadas, convenceu-a a ir antes a um restaurante chinês onde fazem um excelente arroz chau-chau... Só que não havia arroz e serviram-lhes umas "ervas"... A Eva ficou com os nervos à flor da pele e só pensava em arrancar o escalpe ao empregado, só se acalmou quando ao tomarem o café, a cleópatra lhe chamou à atenção para a vista que se observava da janela do restaurante, um verdadeiro paraíso... A Eva mais confortada exclamou "Para completar o quadro, só falta o meu Adão!!!"

Só não percebi o que vos passou pela cabeça para a seguir irem comprar sedas para o Bazar que fica do outro lado da rua?...

domingo jan. 15, 03:33:00 da manhã 2006  
Blogger Apache said...

Agora és tu a falar em código, morgana... que é isso de "porcarias egípcias"?... Como eram para a cleopatra, certamente seriam "Porcarias Reais"...

domingo jan. 15, 03:38:00 da manhã 2006  
Blogger Angel_Ariel said...

Po…ss…o en…..trar…..?

Posso entrar????
Tá aí alguém?
Dá-me licença ????

É só para dizer uma coisinha…. Não demoro…. Vou já embora….
Quero só dizer que….

Tenho andado super atarefado…. Há por aí imensa gente a precisar de uma palavra amiga, de um conselho, de um ombro amigo…. E, como eu dizia no meu humilde blog, isto de ser Anjo dá mesmo muito trabalho.

Falavas em feiticeiras…. Que os anjos não gostam de feiticeiras…. Estás enganada….

Tudo depende da feiticeira…. E até da feitiçaria…

Aliás, até gostaria de ser amigo d`uma feiticeira. Junto-te um tipo de feiticeira que não poderia desprezar ….


De que noite demorada
Ou de que breve manhã
Vieste tu, feiticeira
De nuvens deslumbrada

De que sonho feito mar
Ou de que mar não sonhado
Vieste tu, feiticeira
Aninhar-te ao meu lado

De que fogo renascido
Ou de que lume apagado
Vieste tu, feiticeira
Segredar-me ao ouvido

De que fontes de que águas
De que chão de que horizonte
De que neves de que fráguas
De que sedes de que montes
De que norte de que lida
De que deserto de morte
Vieste tu feiticeira
Inundar-me de vida.

(Luis Represas)

segunda jan. 16, 10:54:00 da manhã 2006  
Blogger Angel_Ariel said...

... já agora...podes sempre enviar-me um sms....ou até mesmo telefonar! O número está no meu Blog.
Bjs.

segunda jan. 16, 01:16:00 da tarde 2006  
Blogger Eva said...

É lá!
Grande animação! Anda uma mulher uns dias afastadinha da blogosfera e depois é nisto que dá!

Não foi nada assim Apache! eu bem me apateceu arrancar o escalpe mas não foi ao homem do restaurante chinês.
Ó Cleopatra não lhe conte onde é que foi o almoço! depois fica a ele a saber tanto como nós!
(ou será para levantar um pontinha do véu?)

E quanto às sedas, nem imagina duas lindas e macias que comprei: uma cor de açafrão e outrad de um vermelho muito, muito escuro.
Acho que as vou usar para usar o meu quarto.

E já agora também lhe digo que às papõilas não acho lá muita graça. Prefiro sempre as plantas mais verdes ;-) ou melhor ainda, um belo dum Dimple, ou um gin tónico.

Um grande rxbwsj enquanto não partilha uma dessas bebidas comigo!

terça jan. 17, 12:09:00 da manhã 2006  
Blogger DarkMorgana said...

Angel! Entre e fique á vontade!
Sente-se!!!

Faça de conta que está no seu blog!

Também gosto muito daquele poema do Luís Represas!

E que desafio aquele que nos arranjou!!! Muito giro!!
E eu que adoro bons desafios!!

terça jan. 17, 12:51:00 da manhã 2006  
Blogger Cleopatra said...

Ah! A feiticeira... pois...

Os anjos até gostam...
Só que não se confessam!...

terça jan. 17, 12:54:00 da manhã 2006  
Blogger DarkMorgana said...

Ó Apache...agora a sério...os egípcios não mascavam umas "cenas"?
É melhor perguntar à Cleópatra!

Cléo!!! Conta lá ukéketavas a mascar ...10 comentários acima?

terça jan. 17, 01:27:00 da manhã 2006  
Blogger Apache said...

Não era suposto esta questão do ópio dar tanto que falar... Já agora... parece-me que algum fumo paira sobre algumas cabeças, por isso, acho que devo esclarecer que não recomendo (muito menos incentivo) o consumo de aditivos que de uma forma ou outra interajam com o sistema nervoso central, nomeadamente, álcool, tabaco ou drogas "leves ou pesadas".
Tratava-se apenas de esclarecer a dúvida da Joana.
Mantenho a modesta opinião que as papoilas-de-jardim de onde se extraí "industrialmente" o ópio são flores muito bonitas (bem mais que as papoilas do campo) e relativamente comuns nos jardins públicos do centro e sul de Portugal.

Para o Angel - A Feiticeira é (só) a melhor música do Luís Represas.

Para a Cleópatra - Os anjos não sei, mas os Índios confessam...

Para todos os frequentadores do blog - Agora é mais fácil bater no Índio, em http://terrasdelisboa.blogspot.com
Apareçam!...

terça jan. 17, 01:31:00 da manhã 2006  
Blogger Apache said...

A sério que não faço ideia, a história não é a minha área forte... Talvez seja a da Rainha?!...

terça jan. 17, 01:35:00 da manhã 2006  
Blogger cris said...

enfim...
tanta confusao por causa de uma duvida minha...
1º a duvida, dps a droga, a seguir o fumo...e o que será a seguir? daqui a pouco estamos todos "mocados" a cair para o lado com tanta mistura de droga e fumos...
mas pronto...

terça jan. 17, 02:22:00 da tarde 2006  
Blogger Cleopatra said...

Drogas?
Egipcias?

Acho que os Egípcios como os árabes mascavam Kath.

Quanto ao Aloe Vera que é geralmente chamada de a planta milagrosa,era também conhecida por mim que preferia as plantas para curas naturais, dentre outros nomes que sobreviveram por 4.000 anos.

George Ebers em 1862 foi o primeiro a descobrir o uso da Aloe na antiguidade, em um antigo manuscrito egípcio datado de 3500 AC, o qual foi, de fato, uma coleção sobre ervas medicinais.

Outros pesquisadores, desde então, descobriram que a planta era usada também pelos chineses e indianos antigos.

Médicos gregos e romanos, como Dioscorides e Plínio, usavam Aloe obtendo maravilhosos efeitos e legendárias sugestões que persuadiram Alexandre O Grande a capturar a ilha de Socotra, no Oceano Índico, com o intuito de obter sua rica plantação de Aloe para curar seus soldados, feridos nas guerras.

Eu e Nefertiti achávamos a Aloe,( assim como o leite de burra) o melhor tratamento de beleza.

Naqueles tempos, beleza e saúde estavam intimamente ligadas, muito mais que estão atualmente e não tinham nada que ver com drogas.

Nem agora!

Concordo com o Apache... DROGAS; NEM VÊ-LAS!!

prometo pesquisar mais...
A História é na verdade um Mundo em que adoro perder-me!!!

terça jan. 17, 11:14:00 da tarde 2006  
Blogger Nuno Maranhão said...

Sabe Morgana, Pink Floyd é a minha banda favorita, pelo que tive discernimento suficiente para perceber a inspiração para o título do seu blog e estou absolutamente de acordo consigo(penso eu), "The Dark Side of the Moon" é efectivamente o melhor album da banda.:)

quarta jan. 18, 11:11:00 da tarde 2006  
Blogger cris said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

quinta jan. 19, 02:52:00 da tarde 2006  
Blogger cris said...

olha, parece que o nuno afinal tambem gostou das minhas amigas...

quinta jan. 19, 02:55:00 da tarde 2006  
Blogger DarkMorgana said...

Nuno!
Bem vindo!
Adoooro Pink Floyd!
Tive durante uns anos a alcunha de "Pinky" por esse motivo.

Gosto muito do "Dark side of the moon", mas ainda gosto mais do "Final Cut"...
E aquelas músicas oiço-as sempre que quero, mesmo quando estou no silêncio, nota por nota, palavra por palavra...
cada entoação de cada sarcasmo... cada mudança na voz do Roger Waters em cada fúria...

"through the fish eye lens of tear stained eyes...
I can barely define the shape of this moment in time..."

quinta jan. 19, 09:39:00 da tarde 2006  
Blogger Apache said...

Pois é, este poema é tão bonito que vale sempre a pena lê-lo mais uma vez, e outra, e outra...
Aqui ficam mais uma vez, votos de Boas Férias!

quarta ago. 16, 02:05:00 da manhã 2006  
Blogger GTL said...

santo ambrósio aos saltinhos me acuda
vai uma pessoa ao estádio do dragaume (reprodução escrita do linguajar portista) ver as pedras rolantes e quando chega é só disto?

drogas,
indios,
chineses,
pink floyd,
papoilas,
Eva,
Adão,
e onde é que fica a serpente?

a cobra tá fumando

hasta la vista

MDB

quinta ago. 17, 01:52:00 da tarde 2006  
Blogger Claudia Sousa Dias said...

Gostei, Morgana!
Vem visitar-me sempre que quiseres.

CSD

sexta ago. 25, 04:19:00 da tarde 2006  
Blogger Cleopatra said...

Este, é o melhor indiscutivelmente:

PREÇO DE UMA PAIXÃO


Dói-me provar-te o sal das lágrimas na face molhada
e ver o teu corpo arquear-se em espasmos de dôr...
e saber que sou aquela que, muito bem intencionada
queria dar-te só carinho, só ternura... só amor...

Tento consolar-te com beijos de mel amargo
que nem a mim consolam...e teimo em te abraçar,
enquanto a tua voz se emudece num embargo,
e o teu peito estremece junto ao meu, ao soluçar...

E assim ficamos nesta aura de mágoa dormente
num labirinto de becos sem saída ou solução...
a agonizar em silêncio uma culpa inexistente
a pagar ao mundo inteiro o preço de uma paixão...

Sei que pagas um preço muito alto por mim
um preço que ninguém devia pagar por ninguém...
e eu, dilacerada por ver-te sofrer assim
além de pagar o meu preço, pago o teu preço também...

quinta ago. 31, 09:20:00 da tarde 2006  
Blogger Nitrox said...

Venho desejar-te uma boa semana.
Fica Bem!

segunda set. 04, 01:45:00 da manhã 2006  
Blogger £ou¢o Ðe £Î§ßoa said...

Essas férias nunca mais acabam, bolas... está a parecer uma eternidade!!

quinta set. 07, 09:44:00 da manhã 2006  
Blogger DarkMorgana said...

Pois é, ganda maluco...
Nem tempo tenho tido para "blogar"...
Regressei há poucos dias e já ando às voltas com preparativos para um Congresso jázinho pá semana...
É a vida...

quinta set. 07, 10:38:00 da tarde 2006  
Blogger Cleopatra said...

Oh Morganazinha do meu coração, muda lá esta questão!

quinta set. 07, 10:55:00 da tarde 2006  
Blogger Brandybuck said...

Uau!

sexta set. 08, 04:08:00 da tarde 2006  
Blogger £ou¢o Ðe £Î§ßoa said...

Boltaste!!!!

sexta set. 08, 06:53:00 da tarde 2006  
Blogger DarkMorgana said...

Lusitana paixão!!!
Mostras o teu perfil se eu te escrever um poema?

Olha que o prometido é devido!

Aí vai:

O nosso Lusitana Paixão
é um bloguer muito castiço
ainda aí a picar a malta
e depois leva no toutiço!

Mas também sabe ser simpático
e é um galanteador sem par
é pena é ainda não ter blog
para podermos ir lá comentar!


Pronto!
Venha daí esse perfil!

sexta set. 08, 07:38:00 da tarde 2006  
Blogger M@nza said...

Cara Morgana
Bem sei que o LP não é capaz de cumprir "promessas", mas talvez ouvindo "LUSITANA PAIXÃO" possamos dar-lhe força e coragem para que, tal como diz, possamos "blogar" no seu site.
Vamos lá LP "ID yourself as a blogger"
.
"Fado
Chorar a tristeza bem
Fado adormecer com a dor
Fado só quando a saudade vem
Arrancar do meu passado
Um grande amor

Mas
Não condeno essa paixão
Essa mágoa das palavras
Que a guitarra vai gemendo também
Eu não, eu não pedirei perdão
Quando gozar o pecado
E voltar a dar a mim
Porque eu quero ser feliz
E a desdita não se diz
Não quero o que o fado quer dizer

Fado
Soluçar recordações
Fado
Reviver uma tal dor
Fado
Só quando a saudade vem
Arrancar do meu passado um grande amor

Mas não conceno essa paixão
Essa mágoa das palavras
Que a guitarra vai gemendo também
Eu não, eu não pedirei perdão
Quando gozar o pecado
E voltar a dar a mim
Eu sei desse lado que há em nós
Cheio de alma lusitana
Como a lenda da Severa
Porque eu quero ser feliz
E a desdita não se diz
O fado
Não me faz arrepender"
.
http://www.anos60.com/portugal/dulce_pontes/lusitana.htm
.
Dulce Pontes : Lusitana paixão
Música: José da Ponte; Jorge Quintela
Letra: José da Ponte; Fred Micaelo
In: "A brisa do coração", 1995

domingo set. 10, 11:11:00 da tarde 2006  
Blogger Cleopatra said...

OH Manza, desculpe lá mas original não foi!
O Lusitana Paixão já tem esse poema para ele no meu Blog e, pasme-se no da Bulaxa maria!!
bem pode ser que agora ele diga alguma coisa, já que nem regiu às postagens supra referidas

Escreva lá um seu. isso é que é o desafio que eu aliás, acho que a Morgana devia destacar em separado.
Podia ser sim que o LP, se desenvergonhasse e vai de fazer um Blog a sério!
Eu por mim... vou esperar pelos outros poetas!

segunda set. 11, 01:38:00 da tarde 2006  
Blogger Apache said...

Ó Lusitana Paixão, agora não tem desculpas, com tanta gente a dedicar-lhe poemas, vai mesmo ter de "arranjar" um blog.

terça set. 12, 02:09:00 da manhã 2006  

Enviar um comentário

<< Home