4/22/2006


POESIA Á DESGARRADA

Atrevam-se!
Continuem este poema lindo e sensualérrimo do Eugénio de Andrade que já encontrei em alguns blogs...(Cleópatra, Louco de Lisboa...)
(Não é preciso rimar!)


Respiro o teu corpo:
sabe a lua-de-água ao amanhecer
sabe a cal molhada
sabe a luz mordida
sabe a brisa nua
ao sangue dos rios
sabe a rosa louca ao cair da noite
sabe a pedra amarga
sabe à minha boca.
.
Eugénio de Andrade
.

.
Sabe a sol de mel

sabe a nuvem morna

sabe ao sal quente

de um mar de cetim...

e o riacho de suor doce

que escorre de ti,

é um licor dormente

que já sabe a mim...

.

darkmorgana

.

É luar bem alto
Que foge do mar
É o sentir dos teus beijos
Que em mim fica a flutuar
És tu o sol, a brisa
Em mar que desliza…
Sente-se o ardor
Que o teu corpo transmite na noite gelada

Sente-se o teu desejo
Que em meus sonhos pedi com fervor
E eu sinto-me amada
.
joana

.

Respiro o teu corpo:

sabe a dor profunda

a doce lamento

sabe a querer mais

e não ter o Tempo

.

Sabe amargo doce de tanto querer

E a frio inverno

de te não poder ter

Sabe a saudade funda

a manhã submersa

no fundo dos olhos...

na boca... na pressa...

.

Sabe-me a ti e a mim

sabe-me só a nós

sabe a nada e a tudo

sabe à tua Voz.

.

cleópatra

.

(...) e assim, nesta confusão de sabores

fico sem saber, se sou eu ou tu (...)

.

angel

.

Sabe a mar revolto

Sabe a mar sereno

Sabe a brisa de Verão

carregada de maresia

Sabe ao suave Poente

Sabe ao alegre Nascente

Sabe a mel e sabe a fel

Sabe a cansaço

Sabe a energia

.

Não sei ao que sabe

apenas sei que bem que sabe...

.

dark side

.

sabe a folhas acetinadas...

sabe a calor desgarrado...

.

taxi driver

.

Sabe à água da fonte...

sabe à luz do luar...

Sabe às flores do monte...

sabe às ondas do mar!

.

Sabe ao sol de Inverno,

sabe à terra quente...

Sabe ao toque terno,

sabe ao desejo ardente!

.

Sabe a tudo e sabe a nada,

sabe a sim e sabe a não...

Sabe a paixão alada,

a pecado e a perdão!

.

Sabe a cais e a porto-de-abrigo,

sabe a ter e a mais querer...

Sabe ao que penso e ao que digo,

mais ao que eu não sei dizer!

.

Respiro o teu corpo,

bebo o teu olhar...

Acendo o teu fogo

e conjugo o verbo amar!...

.

apache

.

Respiro o teu corpo:

Cheira a catinga, Deus me valha!

Cheira a coisa velha, de antanho

Ora toma lá uma toalha

e vai tomar um banho!

.

Lambo o teu corpo:

Nem sei ao que me sabe...

Não páras de soltar ais!

Eu quero fazer poesia

E tu queres "mais", "mais"!!!

.

xavier ieri

16 Comments:

Blogger cris said...

é luar bem alto
que foge do mar,
é o sentdo
dos teus beijos
que em mim
fica a flutuar.
és tu,
o sol e a brisa.
em mar que desliza.
sente-se o ardume,
que teu corpo transmite,
numa noite
gelada,
e teu desejo
em meus sonhos pedisse.

terça abr. 18, 08:44:00 da tarde 2006  
Blogger Cleopatra said...

Respiro o teu corpo:
sabe a lua-de-água ao amanhecer
sabe a cal molhada
sabe a luz mordida
sabe a brisa nua
ao sangue dos rios
sabe a rosa louca ao cair da noite
sabe a pedra amarga
sabe à minha boca

sabe a dor profunda
a doce lamento
sabe a querer mais
e não ter o Tempo

Sabe amargo doce de tanto querer
E a frio inverno
De te não poder ter
Sabe a saudade funda
a manhã submersa
no fundo dos olhos...
na boca,.. na pressa.

Sabe-me a ti e a mim
sabe-me só a nós
sabe a nada e a tudo
sabe à tua Voz.

18/4/06

terça abr. 18, 09:35:00 da tarde 2006  
Blogger Apache said...

Belíssimo, o poema do Eugénio de Andrade, a tua "resposta" Morgana, não é inferior em qualidade!
Colocaste a fasquia muito alta, receio que, demasiado alta para mim.
Estou morto de sono, é muito tarde e daqui a pouco mais de 5 horas toca de novo o despertador. Voltarei amanhã para tentar dar luta...

quarta abr. 19, 12:36:00 da manhã 2006  
Blogger Angel_Ariel said...

(...) e assim, nesta confusão de sabores
fico sem saber, se sou eu ou tu (...)

quarta abr. 19, 11:24:00 da manhã 2006  
Blogger Apache said...

Não sei se o que escrevi é uma continuação ou uma outra versão... Sei que não gostei muito do resultado, mas foi o que a (des)inspiração permitiu. Ainda assim, publiquei-o no meu blog.

quinta abr. 20, 01:20:00 da manhã 2006  
Blogger Cleopatra said...

BOa Joana!
Gostei também

quinta abr. 20, 09:29:00 da tarde 2006  
Blogger Brandybuck said...

Belo poema e fantásticas respostas.

É a magia que está no ar.
Beijo

sexta abr. 21, 12:17:00 da manhã 2006  
Blogger taxi driver said...

sabe a folhas acetinadas
sabe a calor desgarrado

sexta abr. 21, 04:52:00 da tarde 2006  
Blogger Apache said...

Tinha deixado no meu blog a "resposta" ao teu desafio mas aqui talvez também não fique mal, apesar do espaço que ocupa.


Sabe à água da fonte,
sabe à luz do luar...
Sabe às flores do monte,
sabe às ondas do mar!

Sabe ao sol de Inverno,
sabe à terra quente...
Sabe ao toque terno,
sabe ao desejo ardente!

Sabe a tudo e sabe a nada,
sabe a sim e sabe a não...
Sabe a paixão alada,
a pecado e a perdão!

Sabe a cais e a porto-de-abrigo,
sabe a ter e a mais querer...
Sabe ao que penso e ao que digo,
mais ao que eu não sei dizer!

Respiro o teu corpo,
bebo o teu olhar...
Acendo o teu fogo
e conjugo o verbo amar!...

sábado abr. 22, 12:29:00 da manhã 2006  
Blogger xavier ieri said...

O Elegénio de Andrade equivocou-se:
Se RESPIROU o corpo, este poder-lhe-ía ter CHEIRADO a cal e a brisa, mas não SABER a rosa ou a pedra.

Para os cheiros proponho esta versão:

Respiro o teu corpo:
Cheira a catinga, Deus me valha!
Cheira a coisa velha, de antanho
Ora toma lá uma toalha
e vai tomar um banho!


Proponho ainda uma versão para os sabores:

Lambo o teu corpo:
Nem sei ao que me sabe...
Não páras de soltar ais!
Eu quero fazer poesia
E tu queres "mais", "mais"!!!


M'ESPANTO ÀS VEZES , OUTRAS M'AVERGONHO ...(Sá de Miranda, via Abrupto)

sábado abr. 22, 07:46:00 da manhã 2006  
Blogger DarkMorgana said...

LINDO!!!!!!!!!!!!
FANTÁSTICO!!!!!!!!!!!!!

Lindo Joana! Espero que não te importes da alteraçãozinha que fiz no fim...Gostas?

Cleópatra: espetacular!!!

Angel! Bonito! Mas deite cá para fora mais dessa inspiração, para eu acrecentar!!

Dark side!!! Sito-me LISONJEADA por "a 1ª vez" ter sido aqui no meu blog! ;)
E a julgar pela "figura junta" venham mais!!!!
(Tomei a liberdade de, nas 2 últimas frases dizer o mesmo trocando as palavras...se não gostares, troco outra vez...)

Taxi driver! Bonito e promete mais...fico à espera...

Apache: muito, muito bonito...outra vez...e fica muito bem aqui também...

Xavier Ieri!!!
Diferente como sempre!!!
Ainda não conhecia a sua faceta poética!
Gira também! Óptima para alterar o ritmo da desgarrada!!

sábado abr. 22, 11:25:00 da manhã 2006  
Blogger Apache said...

Já percebi que "Doce aroma de égua" não é com o Xavier...

sábado abr. 22, 01:53:00 da tarde 2006  
Blogger Cleopatra said...

OH Xavier.. a toalha ainda é a mesma??!!

Obrigada Morgana.

Só um reparito:
A estrofe central era para ter a métrica do autor... autora.
mas Ok Tudo Ok!

sábado abr. 22, 08:39:00 da tarde 2006  
Blogger Apache said...

Pois, a minha última quadra também não "saiu". Mas também não tinha que sair, o blog é da Morgana, por isso ela publica o que (e como) quiser. Tudo Ok!
Ó Xavier, se inspirar pela boca, os cheiros passam a ter sabor, não são só os líquidos e os sólidos, também os gases têm sabor! Na interpretação que faço do poema do Eugénio de Andrade, imagino uma respiração ofegante, simultaneamente pelo nariz e pela boca... Mas obviamente num texto, várias interpretações são possíveis.

domingo abr. 23, 12:26:00 da manhã 2006  
Blogger DarkMorgana said...

Peço desculpa Cleópatra e Apache!!!
Foi lapso meu, e dos grandes, c'orror...balha-me Deus...

É já a seguir!

domingo abr. 23, 01:33:00 da manhã 2006  
Blogger xavier ieri said...

A mesma toalha que o moicano fez o favor de me emprestar... sim, a mesma toalha multifuncional.

domingo abr. 23, 07:05:00 da tarde 2006  

Enviar um comentário

<< Home