5/24/2006


CARTA A UM ADOLESCENTE

Não percas tempo com originalidade
e essas afirmações de personalidade...
Essas fúrias de orgulho... esses rasgos de euforia
são mesmo coisas próprias da idade...
Abre os olhos! Poupa-te! Não gastes energia...

Não vale a pena pensares que nasceste diferente,
nem adianta tanta revolta contra "o sistema"...
É matemático! Vais seguir o caminho de toda a gente:
"trabalho- casa- filhos", tudo faz parte do teorema.

Nem olhes com desprezo qualquer "Zé-Ninguém"
não penses que orientou a sua vida muito mal...
também ele, como tu, sonhou um dia ser "Alguém"...
também ele, como todos, se contentou em ser igual...

E as regras pré-impostas que tu não pediste
vão rodear-te como tentáculos apertados...
tentas lutar em vão, porque ainda não viste
que és apenas mais um dos capturados.

E aquele rosto no vidro do Metro reflectido
de alguém tão triste, que parece que já morreu?
não fiques muito chocado!
Um dia verás outro igual ao lado
de alguém vagamente conhecido,
e quando olhares melhor, verás que é o teu.

É inútil! Não te iludas mais! Desiste!!
Serás muito mais feliz inconsciente!
E se uma voz lá no fundo te gritar :"Resiste!"
Convence-te ser o eco de algum vil demente.

A rotina? Será a tua maior aliada.
Falta de tempo? Stress? Apenas bens necessários.
E nada do que desprezas fazer - ouve-me bem - NADA
vai deixar de ser parte dos teus afazeres diários...

Porque as ilusões... não passam mesmo disso...
os teus sonhos não cabem no pesadelo real...
tens para com o mundo um grande compromisso:
viveres segundo o padrão considerado normal.

Não importa o que TU queres ou deixas de querer...
Deixa lá...um dia verás que até te vais rir!
Com o tempo habituas-te e nem te vais aperceber
que muito simplesmente, já deixaste de existir.

MCB Dez 2000


5/20/2006

CAMINHOS... qual escolheriam? E porquê?

















5/16/2006


ESTRANGULAMENTOS
.
.
Tenho o ímpeto esmagado por sermões...
o passado mutilado por desilusões...
o pensamento sufocado por contradições...
o futuro disfarçado com ilusões...
.
Tenho sonhos embriagados de emoção...
gritos amordaçados pela multidão...
dias e meses passados sem inovação...
sentimentos adiados, sem intenção...
.
Mas tenho a vontade de me soltar
e tenho ansiedade de me respirar
e ser a minha verdade sem recear
e ter a lealdade de me aceitar
e nunca ser cobarde...nunca recuar...
.
MCB92

5/14/2006

Última carta de CHE GUEVARA a Fidel Castro

Habana
Ano de la agricultura

Fidel:
Me recuerdo en esta hora de muchas cosas, de cuando te conocí en casa de Maria Antónia, de cuando me propusiste venir, de toda la tensión de los preparativos.
Un dia pasaron preguntando a quién se dedía avisar en caso de muete y la posibilidad real del hecho nos golpeó a todos. Después supimos que era cierto, que en una revolutión se triunfa o se muere (si es verdadera). Muchos companeros quedaron a lo largo del camino hacia la vistoria.
Hoy todo tiene un todo menos dramatico porque somos más maduros, pero el hecho se repite. Siento que he cumplido la parte de mi deber que me ataba a la revolutión cubana en su territorio y me despido de ti, los companeros, de tu pueblo, que es ya mio.
(...)
Haciendo un recuento de mi vida pasada creo haber trabajado con suficiente honradez y dedicación para consolidar el triunfo revolucionario. Mi única falta de alguna gravedad es no haver confiado más en ti desde los primeros momentos de la Sierra Maestra y no haber comprendidi con suficiente celeridad tus cualidades de conductor y de revolucionario.
(...)
Outras tierras del mundo reclamam el concurso de mis modestos esfuerzos. Yo puedo hacer lo que te está negado por tu responasilidad al frente de Cuba y llegó a hora de separarnos.
Sépase que lo hago con una mezcla de alegria e dolor; aqui dejo lo más puro de mis esperanzas de constructor y lo más querido entre mis seres queridos...Y dejo un pueblo que me admitió como un hijo; eso lacera una parte de mi espíritu.
(...)
Digo una vez más que (...) si me llega a hora definitiva bajo outros cielos, mi último pensamiento será para este pueblo y especialmente para ti. (...) Que en donde quiera que me pare sentiré la responasbilidad de ser revolucionario cubano y como tal actuaré. Que no dejo a mis hijos y mi mujer nada material y no me apena; me alegra que así sea. Que no pido nada para ellos pues el Estado les dará lo suficiente para vivir y educarse.
Tendrá muchas cosas que decirte a ti y a nuestro pueblo, pero siento que son innecesarias; las palabras no pueden expesar lo que yo quisiera, y no vale la pena emborrar cuartillas.
Hasta la victoria siempre. !PATRIA O MUERTE!
Te abraza con todo fervor revolucionario

Che
Che:


Temo que a tua luta em Cuba tenha sido em vão e que os teus ideais permaneçam adormecidos nas águas estagnadas das ruas de Havana...
Sente-se no ar demasiado conformismo, demasiada resignação, muita muita tristeza... mas também se sente alguma currupção.
Provavelmente a tua família não teve (como tu confiaste que teriam) tudo aquilo que necessitaria, pois ainda hoja as pessoas em Havana pedem roupas (mesmo sujas e suadas) e canetas para os filhos terem com que escrever na escola...
As pessoas da idade que tu terias hoje se não tivesses sido assassinado, mascaram-se de uma festa que não sentem e pedem dinheiro aos turistas pelas fotos que estes lhes tiram...
As senhas de racionamento alimentar (1 kg ou 2 de arroz por mês, dependendo do tamanho da família) são motivo de orgulho para os guias, que dizem com toda a seriedade:"aqui em Cuba, todos temos direito à alimentação gratuita!!!" Assim seria se as pessoas tivessem mais dinheiro. Se em Cuba os Médicos ganham o equivalente a 25 euros por mês, não sei quanto ganharão pessoas com outras profissões que tenham emprego, já que a taxa de desemprego é de cerca de 40%.
Lamento informar-te que secalhar as tuas primeiras impressões em relação a Fidel não estavam tão erradas como pensaste mais tarde... Não teres confiado nele não foi, como dizes "uma falta de alguma gravidade", foi intuição mesmo... E digo isto porque não me parece que ele tenha vendido os carros todos e as propriedades todas que tem, para tentar melhorar um pouco que seja a qualidade de vida do seu povo... e porque só ele e os que o rodeiam, vivem bem em Cuba....
Confesso, que no dia 1 de Maio, quando o Fidel e outros políticos Cubanos discursaram na Praça de Revolução para centenas de pessoas, desejei com toda a força que tivesse havido ali outra revolução...mas as pessoas que chegavam transportadas em camionetas, como se fossem animais, nada fizeram...
Desculpa o abuso Che, pois as nossas vidas nem sequer tiveram intersecção (afinal eu só nasci cerca de 3 semanas depois de teres sido assassinado) mas quis dizer-te que houve quem não tivesse honrado o teu empenhamento e de outros grandes anónimos que morreram por Cuba.

5/05/2006

O prometido é devido...
Adivinhem...